NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotérico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Saúde   
Telecentros   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Cultura   
Últimas Notícias   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grátis, Guia Comercial, Notícias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
Férias de Inverno: "congele" os excessos no orçamento familiar!
Por: Prof PhD Marcos Crivelaro - professor PhD da FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista e da Faculdade Módulo, especialista em matemática financeira e consultor em finanças.
No dia 21 de junho, celebramos o início do inverno. A administração do orçamento doméstico nessa época nem sempre é uma tarefa fácil. A queda da temperatura altera nosso hábito alimentar (comemos muito mais!). Utilizamos roupas mais pesadas, os passeios ocorrem em ambientes fechados. Definir quais são as suas reais necessidades e planejar todos os gastos, considerando sempre a renda disponível, é a melhor forma de começar a economizar nas férias de inverno. Quem planeja a viagem de férias com antecedência, buscando o clima frio, consegue os melhores lugares. Mas com paciência é possível buscar opções de passeios interessantes em cidades menos conhecidas do grande público.

Alimentação: ficou mais caro comprar frutas, legumes e verduras. O valor da cesta básica no município de São Paulo apresentou alta de 1,24%, no período de 18/05/07 a 06/06/07, revela pesquisa diária da Fundação Procon - SP, em convênio com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O preço médio passou para R$ 221,61 em 06/06/07. As maiores altas de preço nos alimentos foram: feijão carioquinha, alho, cebola e batata. No inverno, sopas e caldos entram no cardápio do brasileiro e se consome mais batata e abobrinha. O frio e o consumo são os responsáveis pelo aumento no preço dos dois produtos. Alface, brócolis e agrião sofreram grandes perdas com as geadas e seus preços praticamente triplicaram e a qualidade despencou. O tomate teve a maior alta (70% mais caro) junto com o pepino. É possível evitar o prejuízo na mesa, trocando os produtos mais caros por outros com os mesmos nutrientes. Produtos da estação também trazem economia: cenoura, batata-doce e pinhão. A comida típica das festas juninas está custando quase 40% menos do que há um mês. Entre as frutas, procure as cítricas como a laranja, tangerina, morango e caqui, que são típicas desta época.

Liquidações: não compre por impulso. O mesmo produto pode, por vezes, ser encontrado em diversas lojas por preços diferenciados. Cuidado com as promoções. Nem sempre elas são tão vantajosas quanto se apresentam. Não há um mês definido para o anúncio da queima de estoque de roupas, mas depois de terem registrado bom volume de vendas nas semanas frias de maio, algumas redes varejistas costumam fazer a liquidação de inverno em julho, já que no mês seguinte, uma nova coleção já estará nas vitrines. Os descontos variam de 20% a 70%.

Hospedagem: imagine poder escolher entre cerca de cinco mil destinos em todo o mundo para viajar, gastando pouco com hospedagem e conhecendo pessoas novas? Hospedar-se em albergues é uma boa alternativa de economizar dinheiro e dar um clima de aventura às suas viagens. Inicialmente criados para abrigar jovens, os albergues foram cedendo espaço às pessoas mais velhas e hoje recebem um público entre 20 e 35 anos. O clima de montanha também estimula a hospedagem com a família em hotéis-fazenda que permitem uma economia que varia de 15% a 30% em comparação com hotéis convencionais.

Pacotes turísticos: são feitos em aviões alugados pelas operadoras exclusivamente para transportar seus clientes. Em geral, a tarifa de pacotes turísticos é mais baixa - mas a qualidade dos serviços de bordo costuma ser inferior à dos vôos regulares. O frio é acentuado nas regiões serranas. Se visitar o Sul do Brasil, além de aproveitar a culinária local servida em generosas porções visite conceituadas vinícolas e faça compras com até 50% de desconto comprando acima de 12 garrafas de vinhos e espumantes. O tradicional turismo na neve pode ser feito por menos de U$ 900 em Bariloche (Argentina). Mas se quiser fugir do frio, aproveite as seguintes promoções: viagem de 4 dias em categoria econômica para o Peru (Lima) ou Orlando (EUA) custa U$ 750. Na faixa dos U$ 1.000 temos as opções de Nova York (EUA), Lisboa (Portugal) e Madri (Espanha).

Energia elétrica: lâmpadas - aproveite a iluminação natural, abrindo cortinas e janelas. Locais que não estão sendo usados dispensam lâmpadas acesas. Em locais de grande circulação (cozinha, área de serviço, banheiro), procure utilizar lâmpadas fluorescentes, que duram mais e reduzem o gasto com energia. Geladeira e freezer - no inverno,regule o termostato do equipamento na menor potência, pois nesse período a temperatura não precisa permanecer tão baixa. Não coloque alimentos quentes no interior da geladeira. Ferro de Passar - acumule a maior quantidade possível de roupas e passe-as de uma só vez, evitando ligar o ferro constantemente. Siga a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Chuveiro Elétrico - evite banhos demorados. Limpe regularmente os orifícios de saída de água. Mude a chave do chuveiro, de inverno para verão, nos dias quentes. Torneira elétrica - evite ligá-la e desligá-la constantemente. Ensaboe todas as peças e só depois enxágüe. Habitue-se a fazer uma manutenção periódica em toda parte de fiação elétrica e dos equipamentos da residência.

Academia: a chegada do inverno reduz não apenas o número de freqüentadores das academias como o volume de novas matrículas. Para atrair novos alunos e fidelizar os clientes que podem cair na tentação de suspender a malhação nos dias mais frios, as academias criaram uma série de promoções e descontos. O objetivo é colocar em atividade física o cliente que deixa para malhar apenas no verão, quando o número de novas matrículas explode.


Notícia Postada em 18/07/2007 por: Prof PhD Marcos Crivelaro

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks