NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIOS
Cadastre-se   
Notcias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Poltica de Privacidade   
Links teis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotrico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
Histria do bairro   
Parques   
Reparties   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Sade   
Telecentros   
   NOTCIAS
Colunas   
Notcias da Cidade   
Cultura   
ltimas Notcias   
Finanas Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grtis, Guia Comercial, Notcias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
Dificuldade no controle financeiro tem razes no analfabetismo matemtico
Por: Prof PhD Marcos Crivelaro - professor PhD da FIAP - Faculdade de Informtica e Administrao Paulista e da Faculdade Mdulo, especialista em matemtica financeira e consultor em finanas.
comum encontrarmos pessoas reclamando de sua situao financeira fragilizada, procurando sempre um culpado por estarem inadimplentes. verdade que a maior parte da populao trabalha j h muito tempo com oramentos mais otimizados, devido a uma demanda de mercado que fez com que boa parte dos salrios fosse realinhada para novos patamares. Mas o comprometimento da renda do trabalhador poderia ser mais bem direcionado se alguns cuidados fossem tomados.

As armadilhas financeiras a que todos estamos sujeitos podem ser visualizadas antes mesmo de sua ocorrncia. Para que isso acontea, necessrio um conhecimento prvio, mas no necessariamente aprofundado, dos sistemas financeiros que regem nossa sociedade. Na maioria dos casos, porm, quando um estudante termina o ensino mdio e olha para trs, tem a conscincia de que no possui uma bagagem suficiente de conhecimentos matemticos e no se sente seguro para lidar com os nmeros - inclusive para equilibrar as prprias finanas.

Sem ter domnio das quatro operaes bsicas (soma, subtrao, multiplicao e diviso), como ser possvel utilizar a matemtica como ferramenta da vida cotidiana, como pagar contas, receber troco ou calcular juros de uma prestao? Alunos que at a quarta srie do ensino fundamental no conseguem dominar conceitos numricos bsicos tero enorme dificuldade para prosseguir seus estudos no decorrer dos anos, comprometendo o aprendizado futuro e, mais tarde, o desempenho profissional.

No basta saber fazer um clculo. necessrio entender a que ele se prope, objetivando uma formao adequada do cidado quando ele ainda criana, atravs do aprendizado de clculos e formas de controle, como, por exemplo, tabelas que registrem entradas e sadas de recursos provenientes do trabalho do indivduo.

Segundo pesquisa divulgada em 2004 pelo Instituto Paulo Montenegro, brao social do IBOPE, 77% dos brasileiros no dominam habilidades matemticas em tarefas do dia-a-dia. Somente 50% dos brasileiros conseguem ler nmeros grandes (mil, milhes, bilhes) e fazer comparaes de preos de produtos. Os estudos indicam ainda que apenas 23% dos brasileiros conseguem interpretar grficos publicados em jornais e revistas e resolver problemas que exigem mais de um tipo de clculo.

Outra pesquisa, realizada em 2003 pelo Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (Saeb), com cerca de 300 mil estudantes das 4as e 8as sries do ensino fundamental e 3 srie do ensino mdio, mostra que a maioria dos alunos da 4 srie do ensino fundamental apenas demonstra habilidades elementares e que deveriam ser assimiladas por quem est concluindo a 1 srie, como leitura de horas e minutos somente em relgio digital e multiplicao com nmeros de um nico algarismo.

Esses dados comprovam o chamado analfabetismo funcional matemtico, que ainda aflige o sistema educacional brasileiro. Demonstram que, mesmo depois de quatro anos de ensino fundamental, muitas crianas no conseguem construir competncias bsicas para a vida cotidiana nem para prosseguir seus estudos na quinta srie.

Com incentivo e boas condies de ensino, a tarefa de aprender a calcular torna-se mais fcil. Quando h estmulo, o interesse pela matemtica cresce entre os estudantes. Uma sada utilizar-se de prticas pedaggicas que pelo menos minimizem a dificuldade de aprendizado do aluno, complementem os contedos matemticos pertinentes e despertem-lhes o interesse em resolver problemas lgicos e matemticos.

Uma soluo encontrada trabalhar o clculo matemtico e o seu entendimento por intermdio do ldico, da inspirao e da diverso. Um trabalho mais humanizado, no qual os alunos so acompanhados pelo professor para que possam obter ajuda e respostas para suas questes, em tempo real. Os esforos devem ser concentrados nos temas em que h realmente dificuldade de aprendizado. Por exemplo, senso de estimativa e de porcentagem podem ser ensinados, s vezes, durante uma visita de alunos a um supermercado. importante tambm incentivar os alunos a participarem de disputas do tipo Olimpada de Matemtica, com possvel distribuio de medalhas e prmios.

A calculadora, geralmente proibida at o ensino mdio, pode ser uma grande aliada ao invs de vil. No dia-a-dia, quem consegue usar uma calculadora adequadamente destaca-se perante os demais colegas de trabalho. As calculadoras cientficas modernas permitem, por exemplo, que seja digitada no visor a expresso matemtica de maneira idntica do livro e aps um apertar de tecla o resultado j apresentado. Muitos conhecimentos importantes que no foram solidificados durante a trajetria matemtica dos alunos podem ser revisados e resolvidos via calculadora. importante frisar aos alunos que esse clculo, no contexto em que se encontram da vida, apenas uma ferramenta utilizada para obter concluses nas reas de atuao profissional que agora estudam.

Mudar a realidade no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes primordial para a qualidade de vida que desejamos que eles venham a ter no futuro, como cidados socialmente responsveis. A matemtica tem que ser construda em um trabalho que a torne mais ldica e inteligvel aos olhos dos alunos e tambm estimulante e desafiadora.


Notcia Postada em 18/07/2007 por: Prof PhD Marcos Crivelaro

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks