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DICAS PARA PARAR DE FUMAR
Tenha em mente que o cigarro a dependncia mais difcil de abandonar, mas no impossvel; Escolha um dia para parar de fumar, menos feriado ou final de semana, por tornar o comeo mais difcil; Tente diminuir a necessidade de nicotina aos poucos, escolhendo marcas mais leves ou diminuindo o nmero de cigarros por dia; Evite lugares e situaes que estimulem a vontade de fumar; Inicie uma vida saudvel, relaxe, oua msica, converse com pessoas que voc gosta, assista filmes, faa caminhadas e mantenha-se ocupado; Quando sentir vontade de fumar, escove os dentes, coma uma fruta; Mantenha as mos ocupadas. No fique parado, distraia sua ateno, pois a vontade de fumar no dura mais do que alguns minutos; Prepare-se para os efeitos da abstinncia (ausncia da nicotina), como irritabilidade, nsia de vmito e fome.
DICAS DE ALIMENTAO AO PARAR DE FUMAR:

Mantenha alimentao balanceada, rica em frutas, legumes, fibras e produtos a base de leite; evite comidas gordurosas; evite carnes vermelhas em excesso; tome muito lquido, prefira sucos sem acar; faa exerccios fsicos orientados por profissional especializado.

CUIDADO COM AS RECADAS!

Podem estimular o retorno do hbito de fumar algumas situaes difcies do cotidiano, tais como problemas financeiros, perda de algum querido, dificuldades no trabalho e na vida afetiva. Acalme-se, momentos difceis sempre existem e existiro, porm fumar no resolve problemas. Portanto, resista e no fume!
Lembrete: As recadas podem ser muitas, mas o importante manter a vontade de parar.

BENEFCIOS QUE OCORREM NO ORGANISMO AO PARAR DE FUMAR:

Aps 20 minutos: a presso sangunea e a pulsao voltam ao normal.
Aps 2 horas: no h mais nicotina circulando no sangue.
Aps 8 horas: o nvel de oxignio no sangue se normaliza.
Aps 12 a 24 horas: seus pulmes j funcionam melhor.
Aps 2 dias: melhora do olfato e do paladar.
Aps 3 semanas: melhora da respirao e da circulao.
Aps 1 ano: risco de morte por infarto do miocrdio reduz metade.
Aps 5 anos: cai pela metade o risco de cncer de pulmo, boca, garganta e esfago.
Aps 10 anos: o bito por cncer de pulmo semelhante ao dos no fumantes.
Aps 15 anos: o risco de sofrer infarto ser igual ao das pessoas que nunca fumaram.


MTODOS PARA ACABAR COM O VCIO:

Hoje j existem no mercado diversos mtodos para acabar com o vcio do cigarro, basta querer e ter fora de vontade. Alguns dos mtodos mais utilizados so: goma de mascar com nicotina, skin patches (adesivos de pele), spray nasal, inalante e medicamentos antidepressivos que auxiliam nas crises de abstinncia (de falta do cigarro).
Vale ressaltar que todos esses mtodos, sobretudo o uso de medicao, devem ser receitados e terem acompanhamento mdico.


Notcia Postada em 01/06/2007

 
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