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O que comer antes e depois dos exerccios
Para manter a motivao para malhar e o pique durante e depois de uma atividade fsica preciso muito mais que um bom condicionamento fsico. necessria uma alimentao adequada, como ensina a nutricionista Neide Fernandes. " importante lembrar que a atividade fsica caminha com a alimentao balanceada e que s com a associao das duas que se pode obter um bom resultado", explica.


A maioria das pessoas que procura uma academia de ginstica procura com um nico intuito: emagrecer . A nutricionista lembra que existe uma diferena grande entre perder peso e emagrecer. "Perder peso significa desnutrir e nesse processo de perda no eliminada apenas a gordura, mas tambm a massa magra e gua, o que geralmente provoca flacidez", diz. De acordo com ela, o verdadeiro emagrecimento quando a pessoa elimina apenas a gordura que no saudvel para a sade e mantm ou aumenta, se necessrio, a massa muscular, adquirindo assim nova performance fsica. Esse processo faz com que reduzam medidas e o nmero do manequim diminua, mesmo que na balana o peso continue o mesmo", explica.


A pessoa fica sarada, com aspecto saudvel, mais disposta e sem gordura localizada e flacidez, aparentando pesar muito menos. Pois quando se emagrece fazendo exerccios fsicos aerbicos e localizados (caminhada, futebol, vole ibol, montanhismo e musculao, por exemplo), o corpo fica delineado e estimula a sade. Ela diz que a pessoa s engorda fazendo exerccios se no tiver um acompanhamento nutricional adequado, onde deve ser feita uma avaliao alimentar, balanceando os nutrientes. Mas, se malhao e alimentao tem tudo a ver e uma complementa a outra na difcil tarefa de entrar em forma, o que comer antes de malhar? Ser que legal comer antes de malhar, ou existe algum tipo de problema?


De acordo com a nutricionista, antes de malhar deve-se fazer uma refeio leve, base de carboirdratos e frutas. O ideal, segundo ela, : po integral, sem manteiga ou margarina geleia diet e torradas integrais. A especialista adverte que tudo vai depender do valor calrico que a pessoa tenha que ingerir durante o dia. Essa informao obtida na dieta que um profissional da nutrio indica para cada pessoa, dependendo de diversos fatores, como altura, peso e tipo de atividade fsica realizada.


Milho, arroz integral, macarro sem molho, batata cozida com casca, frutas frescas que podem ser consumidas com casca ou bagao, iogurte de fruta desnatado, leite desnatado, banana, frutose, gro de bico, macaxeira, inhame, bata doce, feijo, ervilha, letilha, po integral... So muitas opes de alimentos que aumenta, o tempo de resistncia a exausto durante o exerccio fsico. "Os carboidratos s engordam se forem consumidos exageradamente ou se a eles forem adicionadas a gorduras saturadas como manteiga, margarina, leo ou maionese", explica.

Fibras, vitaminas e minerais


Neide alerta que as refeies devem ser feitas meia hora antes dos exerccios. "Algumas pessoas, quando comem antes de fazer o exerccio passam mal e acham que foi pelo simples fato de comer, mas porque comeram mal e em volume inadequado. Outras pessoas no sentem nada". A especialista lembra que para emagrecer no precisa restringir a alimentao, mas apenas substituir alimentos pouco nutritivos a muito calricos por alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais.

Prolongue a resistncia


No importa a atividade fsica, todos precisam ter energia suficiente para praticar os exerccis at o fim.


Antes - Uma refeio completa, seja caf da manh, almoo deve ser feita quatro horas antes da atividade fsica". Capriche nos pes, nas massas, nos cereais e nas frutas. Duas horas antes de entrar em campo, um sanduche leve e um suco so ideais.


Durante - Para manter o pique e no desidratar bom tomar gua. Quem joga ou faz exerccios pesados como os triatletas, as bebidas esportivas vo bem, alm de hidratar, fornecem a quantidade certa de carboidratos.


Depois - Assim que terminar a atividade fsica coma uma barra de cereais e, ainda um copo de gua. Assim voc repe rapidamente o que gastou no exerccio. E, ao ir para casa , uma salada ou uma fruta vai bem, principalmente nas duas horas aps o exerccios.

Algumas regrinhas bsicas para quem quer praticar exerccios:

-Nunca praticar atividades fsicas em jejum

-No usar suplementos nutricionais sem a orientao de um profissional especializado

-Tentar comer alimentos mais ricos em fibras, em vez de usar suplementos

-Procurar se alimentar o mais saudvel possvel, fazendo uso de frutas, de sucos naturais de frutas, legumes e vegetais

-Lembrar de se hidratar antes, durante e aps a atividade fsica

-Lembrar que os carboidratos fornecem energia para os msculos

-Fazer com que a base das refeies seja os carboidratos

-Substituir acar branco por melado de cana ou acar mascavo.


Notcia Postada em 09/05/2007

 
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