NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotérico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Saúde   
Telecentros   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Cultura   
Últimas Notícias   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grátis, Guia Comercial, Notícias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
Partidos se preparam para possível onda
de ataques virtuais durante as eleições
PMDB, DEM, PT e PSDB já tiveram seus sites invadidos antes mesmo da corrida eleitoral

Pelo menos quatro partidos políticos tiveram seus sites invadidos em 2010, antes mesmo do início da corrida eleitoral: PT, PMDB, DEM e PSDB. Para evitar novas invasões – o que costuma ocorrer com mais frequência em ano eleitoral, segundo os partidos -, as legendas começam a se preparar, reforçando suas equipes e redobrando a atenção em relação à segurança dos portais.

Primeira grande “vítima” dos hackers neste ano, o PT teve de deixar seu portal em manutenção duas vezes em abril, uma delas por 24 horas. Após o ataque, o partido realizou um mapeamento completo do site, para identificar as possíveis “portas” de acesso para os piratas virtuais. A equipe de informática responsável pelo site do PT também foi reforçada, e o sistema de segurança do portal ganhou novos mecanismos de defesa.

Isso porque a legenda já prevê novas tentativas de invasão pela frente, devido à proximidade das eleições. Em 2006, a página do PT chegou a ficar cerca de dois dias fora do ar na época das eleições. O ataque foi tão sério, que diversos recursos do site ficaram “capengas” durante meses.

Na ocasião do primeiro ataque deste ano, o secretário de comunicação do partido, o deputado federal André Vargas (PT-PR), disse que o caso marcava o início de uma “guerra suja” e que o partido deveria se proteger. Nesta sexta, ele divulgou uma nota no site condenando os ataques virtuais e desencorajando os simpatizantes do PT a atacar os adversários.

- Não vamos nesta campanha apoiar ou incentivar ações de violência virtual [spam, ataques a sites, divulgação de mentiras, manipulação de imagens].

- Não vamos nesta campanha apoiar ou incentivar ações de violência virtual (spam, ataques a sites, divulgação de mentiras, manipulação de imagens).

Para o gerente de informática do DEM, David Baker, as páginas dos partidos políticos na web são alvo de hackers por dois motivos: para infectar os computadores dos internautas e difamar o adversário.

- Como a página é muito visitada durante as eleições, eles [os hackers] atacam os sites dos partidos com o objetivo de infectar com vírus os computadores dos internautas que acessam. Mas também existe a guerra ideológica, em que os simpatizantes dos partidos invadem os sites dos adversários para difamar o concorrente.

Ainda segundo Baker, a média diária de acessos ao site do DEM é de 10 mil – número que salta para aproximadamente 50 mil durante o período de campanha eleitoral, o que torna os sites de partidos ainda mais visados.

No início da semana, o site da ala jovem do DEM também foi invadido e ficou cerca de 40 minutos fora do ar. Nas eleições presidenciais de 2006, o site da legenda, então PFL, e o portal do PSDB, sofreram um ataque simultâneo e ficaram quase dois dias fora do ar.

Segundo Baker, a equipe de tecnologia da legenda já está traçando planos para se defender, e vem monitorando as redes sociais em que hackers discutem novas ferramentas de ataque.

- Nossa vigilância tem que dobrar na época de eleições, porque os sites ficam muito visados.

Para o PSDB, o objetivo dos ataques é expor a fragilidade dos sites políticos. O site nacional da legenda foi invadido no início da semana, pouco depois do ataque ao portal do PMDB. Tanto o PMDB quanto o PSBD tiraram seus sites do ar para manutenção, na ocasião.

Em 2006 e em 2008, no período eleitoral, o site nacional dos tucanos também foi invadido e teve de ficar fora do ar. Por isso, após o ataque deste ano, a equipe de informática começou a traçar uma estratégia de “contra-ataque” para bloquear novas invasões.

Nos dois casos, os internautas se depararam com a frase “partido dos corruptos” na página inicial, e eram encaminhados a outro site. Mesmo assim, a assessoria do PSDB disse não acreditar em uma guerra ideológica, e agora aguarda o resultado da auditoria para verificar se os autores do ataque são os mesmos que invadiram a página peemedebista.

Notícia Postada em 26/04/2010

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks