NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotérico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Saúde   
Telecentros   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Cultura   
Últimas Notícias   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grátis, Guia Comercial, Notícias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
Candidatos ao Enem devem aguardar governo e manter estudos
Exame deve ser realizado em prazo de 30 a 45 dias, na primeira quinzena de novembro



Depois do adiamento do Enem, anunciado nesta quinta-feira (1º) pelo MEC (Ministério da Educação), os estudantes devem manter normalmente a preparação para os vestibulares e aguardar orientações do governo sobre a nova data da prova.

Ao todo, 4,1 milhões de candidatos se inscreveram no exame, que, neste ano, tornou-se requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais. Além disso, o exame é obrigatório para quem disputa uma bolsa do ProUni (Pograma Universidade para Todos).

Ainda não há um prazo definido para a realização do exame – a estimativa é que a prova seja realizada em 30 ou 45 dias. Isso pode acontecer na primeira quinzena de novembro. Os alunos terão a confirmação da data por meio de carta, mensagens de SMS (torpedos de celular), pelo site oficial e, possivelmente, por e-mail.

Apesar de uma das principais reclamações dos candidatos ser o fato de eles terem sido obrigados a fazer a prova muito longe de casa, o Inep – órgão responsável pelo Enem – diz que os locais de aplicação devem permanecer os mesmos.

Mas os “atrasados” não devem se animar: apesar do adiamento, não será aberto um novo período de inscrição.

Escolha complicada

Uma questão que ainda é dúvida é se o Enem será marcado para a mesma data de um grande vestibular, fazendo com que os candidatos tenham de escolher entre um e outro.

Paola Comunale, de 21 anos, vai tentar entrar pela quarta vez em medicina e descarta sacrificar oportunidades em vestibulares importantes como a Fuvest, que seleciona alunos para a USP, ou a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

– Não deixaria mesmo [de fazer o vestibular]. Também acho difícil que eles marquem para o mesmo dia de uma prova importante. Talvez no lugar de alguma faculdade particular, mas não das grandes.

Cabeça nos livros

Para os que já estão inscritos, especialistas consultados pelo R7 recomendam o ritmo de estudo seja mantido, já que há outros vestibulares pela frente.

Vera Lucia da Costa Antunes , coordenadora do curso e colégio Objetivo, diz que a orientação é manter o ritmo de preparação, mesmo sem saber quando será a prova – ela compara esse momento com o “sprint final” de uma prova de corrida ou natação.

– É importante deixar claro que a dedicação nessa época do ano é fundamental. Os alunos têm de continuar a vida deles normalmente, estudando. Se eles pararem agora outros concorrentes vão passar na frente.

Isso acontece também porque neste ano o Enem deve cobrar conhecimentos mais específicos das matérias, com um conteúdo muito similar em relação aos vestibulares – até 2008, a prova era mais voltada para interpretação de textos, gráficos e imagens.
Para Quézia Bombonatto, da Associação Brasileira de Psicopedagogia, os estudantes devem encarar o adiamento da prova do Enem como uma oportunidade.

– Esse semestre foi muito tumultuado para os alunos, que tiveram as aulas prorrogadas em razão da gripe suína. Agora escolas, cursinhos e estudantes poderão replanejar seus estudos e ver os conteúdos que faltaram.

Amanda Matos, aluna do cursinho Anglo, tinha programado uma semana mais leve de estudos por causa das provas do Enem. Com o adiamento, irá aproveitar o fim de semana para estudar mais e colocar as matérias em dia.

– A gente fica bem atordoada com uma mudança de data como essa. Muitos dos meus finais de semana de novembro em diante estão comprometidos, com outros vestibulares.

Vestibulares

Com o cancelamento do Enem, alguns vestibulares poderão ser alterados. A Fuvest anunciou que o uso da nota no exame na primeira fase da USP será revisto junto ao Inep. A mesma medida será tomada em relação ao bônus de 6% para candidatos que cursaram o ensino médio em escola pública.

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que usa o Enem para compor 20% do vestibular, declarou que poderá não utilizar a nota este ano. A universidade encerra inscrições para o vestibular no dia 6 de outubro.

Já a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que havia aberto as inscrições para o processo seletivo 2010 nessa quinta-feira (1º), interrompeu temporariamente o cadastro dos vestibulandos e aguarda reunião da Reitoria para anunciar reabertura.


Notícia Postada em 02/10/2009

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks