NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotérico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Saúde   
Telecentros   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Cultura   
Últimas Notícias   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grátis, Guia Comercial, Notícias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
Moradores relatam estragos causados pela explosão em Santo André
Onda de calor e choque destruiu imóveis. Algumas casas apresentam rachaduras nas paredes.



Toneladas de entulho. Quatro casas totalmente destruídas e um quarteirão inteiro arrasado. Foram dez minutos de estouros. O bazar que vendia fogos de artifício ficava em uma rua de um bairro residencial de Santo André, região do ABC Paulista. Os vizinhos reclamavam. Não consideravam a loja segura. A moradora do bairro Marilene Niedhardt disse que “houve muitas denuncias e não foi tomada providência nenhuma” sobre a loja.

A explosão que aconteceu nesta quarta-feira (24) tem características muito diferentes da ocorrida em março que assustou Diadema, também na grande São Paulo, onde 40 mil barris de produtos químicos explodiram. O incêndio durou horas.

Nas explosões causadas por pólvora a queima se dá rapidamente. No primeiro instante há um clarão na fonte da explosão, seguida do barulho. A energia liberada varre tudo que tem em volta, para cima e para os lados. É uma onda de calor e de choque, que derruba paredes e destelha casas. O raio de maior destruição ficou entre 10 e 20 metros. O calor e o deslocamento de ar são fatais para quem está nesse espaço. Quem está um pouco mais longe ainda corre o risco de ser atingido pelos destroços.

“A explosão tremeu tudo. Pior que o terremoto no Japão”
--------------------------------------------------------------------------------
Em Santo André, os destroços voaram a pelo menos 100 metros de distância. “Terrível, muito forte, muito violento e o chão chegou a estremecer mesmo”, conta o empresário Ângelo Torres. Já a comerciante Maria Aparecida Duarte relatou: “Parecia um furacão, a gente saiu correndo, atropelando um ao outro”.

Para especialistas consultados pelo Jornal da Globo, a explosão pode ter sido onde há agora um buraco no chão. Os explosivos levantam uma nuvem de terra e poeira. Um carro que estava dentro da loja ficou soterrado. Outros também foram atingidos.

A corretora de seguros Tatiane Coelho Lemos conta o que viu: “Estávamos aqui , meu carro caiu para lá, explodiu para lá, e voou para outro lado. O da minha mãe também ... o de todo mundo. Explodiram vidros, tudo estilhaçou. A gente conseguiu correr a tempo, antes de explodir mais”.



Na fabrica de móveis e na casa vizinha ficaram restos de fogos de artifício e entulho. Um morador comentou: “A explosão tremeu tudo. Pior que o terremoto no Japão”.

Segundo a prefeitura de Santo André, a loja de fogos tinha alvará para funcionar como bazar. E podia vender fogos de artifício no varejo se pedisse uma autorização específica. A última requisição foi no dia 7 de maio. No dia 14 de setembro o pedido foi negado por falta de documentação.



O material encontrado por bombeiros reforça a suspeita de que ali se fabricavam fogos de artifício.



“Existe material que indica que ele estava realmente preparando os fogos que ele vendia. Para isso ele não tinha autorização. Mas ainda é prematuro que afirmemos isso, porém, os indícios são muito robustos”, diz um bombeiro.

Sandro Luiz Castellani, dono da loja, é agora procurado pela polícia. Ele tinha sido preso em 2002 por posse ilegal de fogos de artifício.



A prefeitura de Santo André está fazendo um levantamento junto com a secretaria de Habitação, responsável pela fiscalização, para saber quando foi a ultima vez que fiscais estiveram na loja.



Notícia Postada em 25/09/2009

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks