NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotérico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Saúde   
Telecentros   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Cultura   
Últimas Notícias   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grátis, Guia Comercial, Notícias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
Fardas da PM são vendidas no Rio sem fiscalização
Loja na Zona Norte do Rio não pediu comprovante de vínculo com a PM. Repórter com farda não causou desconfiança nem entre os policiais.



Comprar uma farda da Polícia Militar pode ser mais fácil do que se imagina. No Rio, uma loja na Zona Norte vende os uniformes sem comprovar a documentação dos compradores.

Diante das muitas ofertas de camisas, calças e boné, um repórter da TV Globo comprou uma farda e não causou desconfiança nem entre os próprios agentes. O jornalista mostra quais são os riscos e perigos da prática ilegal de venda dos uniformes sem comprovação.


A loja foi encontrada em uma simples pesquisa pela internet. As roupas foram entregues pelos Correios, sem qualquer fiscalização. O vendedor da loja ainda ligou no dia seguinte da compra para perguntar se o comprador queria colocar algum curso ou brevê no uniforme e para confirmar o nome de guerra e a numeração das roupas.

Repórter consegue entrar em escola

Vestido com a farda, o repórter percorreu as ruas do Rio e até parou em frente a um batalhão da PM, mas nem os próprios policiais desconfiaram da roupa. Ainda com o traje, o jornalista conseguiu entrar em uma escola pública, cheia de crianças, sem apresentar a documentação.

O comandante geral da PM, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, reconheceu a facilidade de compra e venda de fardas.

“O comércio de fardamento não tem restrições tanto para a compra quanto para a venda. Existe uma legislação que diz que um cadastro deve ser feito pelas lojas que comercializam, mas não há restrições. Qualquer um pode comprar ou vender”, afirmou o comandante.

São Paulo exige identidade

Em São Paulo, o repórter repetiu em quatro lojas a tentativa de comprar uma farda sem a carteira funcional. Nenhuma vendeu. “Aqui, tem uma lei estadual. A gente precisa pegar o RG da pessoa, o batalhão da qual a pessoa é, o nome e o que comprou”, informou uma atendente.


O Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, anunciou que em 15 dias vai criar um grupo de estudos sobre o assunto. “Se nós falarmos dos países desenvolvidos é praticamente impossível que um cidadão comum compre uma roupa de uso exclusivo de polícia ou de Forças Armadas”, declara.

A Secretaria de Segurança informou que vai aguardar o resultado do trabalho que será feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública para criar uma legislação para o tema.




Notícia Postada em 31/08/2009

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks