NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotérico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Saúde   
Telecentros   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Cultura   
Últimas Notícias   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grátis, Guia Comercial, Notícias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
Explosão de carro-bomba deixa 46 feridos na Espanha
Ataque atingiu prédio da Guarda Civil; vítimas já foram liberadas. Autoridades atribuem atentado ao ETA, mas ninguém o assumiu ainda.


Um carro-bomba explodiu nesta quarta-feira (29) bem próximo de um quartel da guarda civil espanhola, em Burgos, cidade localizada no norte do país, deixando pelo menos 46 feridos. Segundo o ministro do Interior, todos os feridos já tiveram alta do hospital.



As autoridades atribuíram o ataque ao grupo separatista basco ETA, mas ninguém o assumiu ainda.

De acordo com um porta-voz da polícia, a explosão ocorreu por volta de 4h30 (horário local, 23h30 em Brasília), provocou grandes danos no edifício e também em imóveis vizinhos e abriu uma cratera de sete metros de diâmetro por um metro e meio de profundidade.



De acordo com o serviço de saúde local, agentes e civis - entre eles parentes dos guardas civis e até cinco crianças - sofreram ferimentos leves. Entre eles, 38 foram medicados em hospitais da região. Os demais feridos foram atendidos no próprio local da explosão.

Nenhuma organização assumiu responsabilidade sobre o ataque, mas a polícia suspeita de ação do grupo separatista ETA. "Foi um atentado fracassado com que o ETA buscava tirar vidas", disse ao jornal "El País" o ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba.

A explosão afetou o solo e 14 andares do quartel. Os primeiros pavimentos sofreram os maiores danos, segundo o delegado Miguel Alejo.



O quarteirão atingido está interditado. Forças de segurança analisam as gravações das câmaras de vigilância do local para ver em que momento o veículo foi estacionado e se é possível distinguir algum criminoso.



De acordo com cálculos da polícia, ao menos 200 kg de explosivos foram utilizados.

O delegado da Junta de Castilla e León, em Burgos, Jaime Mateu, disse que “foi um autêntico milagre a explosão não ter feito mortos”.



As autoridades acreditam que o ETA está pressionado para mostrar quer ainda pode realizar ataques apesar de ter sido enfraquecido pos várias prisões, incluindo de seu suposto líder, Jurdan Martitegi, em abril.

O ETA é considerado responsável por ao menos 800 mortes nos últimos 40 anos em sua campanha pela independência do País Basco, região localizada entre o norte da Espanha e o sul da França.





Repercussão

A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) condenou o atentado e expressou sua solidariedade aos cidadãos e às instituições democráticas na luta contra o terrorismo.

"Em nome da Comissão Europeia e no meu próprio, quero expressar nossa mais firme condenação", disse, em comunicado, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, que qualificou o ataque de "indiscriminado e selvagem".




Notícia Postada em 29/07/2009

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks