NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotérico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Saúde   
Telecentros   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Cultura   
Últimas Notícias   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grátis, Guia Comercial, Notícias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
Pesquisa diz que 74% dos passageiros não usam cinto no banco de trás
80% das mortes registradas no banco da frente poderiam ser evitadas. Estudo foi feito pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia fez uma pesquisa e o resultado apontou que 74% dos passageiros ouvidos não usam o cinto de segurança no banco de trás dos veículos. Ao todo, 80% das mortes registradas no banco da frente poderiam ser evitadas se, na hora do acidente, os passageiros de trás estivessem com o cinto de segurança.



De janeiro deste ano até o último dia 30, o Detran do Distrito Federal aplicou 16,9 mil multas por falta de uso do cinto de segurança. E 40% dos motoristas foram punidos porque um dos passageiros não usava cinto no banco de trás. A multa para esta infração é de R$ 127, mais cinco pontos na carteira.

Uma animação mostra o carro a 50 km/h. A criança sentada no banco de trás pesa 20 quilos. Se estiver sem cinto de segurança e for arremessada em uma batida, ela chegará ao banco da frente pesando 300 quilos. Se for um adulto de 60 quilos, o impacto será de mais de uma tonelada.

Questão de hábito

“Que o motorista incentive todos os passageiros do veículo a utilizar o cinto porque ele estaria se protegendo também”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (DF) Ériko Filgueira.

“Na frente não tem problema. O passageiro já entra e já coloca. O passageiro de trás usa pouquíssimas vezes e a gente também relaxa, mas não é bom, porque a coisa é séria”, admite o motorista de táxi Antônio dos Santos.

“Às vezes eles não colocam, né?”, concorda o motorista de táxi Raimundo Nonato de Araújo. A responsabilidade é do motorista que pode ser multado se qualquer passageiro estiver sem o cinto.

“Aquela pessoa que já foi penalizada pelo Código de Trânsito Brasileiro, que foi abordada pelo agente, que foi multada, vai mudando o comportamento, infelizmente tem aquelas que ainda não foram abordadas ou não passaram por uma situação de risco e ainda não utilizam, acham que nunca vão se envolver em um acidente”, explica a chefe de fiscalização do Detran/DF Silvain Fonseca.



Vítima

A bióloga Thaísa Lacerda pensava assim até que sofreu um acidente. Ela estava no banco de trás e foi lançada contra o painel do carro. Foram dois anos de tratamento para reconstituição do rosto. Thaísa aprendeu, está sempre com o cinto no banco de trás. Um exemplo que poderia ser seguido.

“A gente acha que atrás não vai acontecer nada e pelo contrário, dependendo da batida é bem pior. Foi o meu caso”, diz Thaísa Lacerda.



Notícia Postada em 13/07/2009

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks