NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIOS
Cadastre-se   
Notcias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Poltica de Privacidade   
Links teis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotrico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
Histria do bairro   
Parques   
Reparties   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Sade   
Telecentros   
   NOTCIAS
Colunas   
Notcias da Cidade   
Cultura   
ltimas Notcias   
Finanas Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grtis, Guia Comercial, Notcias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
Banco x Procon: 10 cuidados para proteger o seu bolso!
Bancos e consumidores travam, h um bom tempo, uma dura queda-de-brao. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal definiu que o Cdigo de Defesa do Consumidor tambm protege as relaes entre bancos e clientes. Do lado dos clientes h uma srie de reclamaes que so direcionadas aos rgos de defesa do consumidor, como o Procon. Desde 2002 o setor bancrio ocupa constantemente o segundo lugar entre os setores com o maior nmero de reclamaes. Conhecer as regras do sistema essencial para evitar gastos desnecessrios.


1. ABERTURA DE CONTA CORRENTE E POUPANA: fundamental ter acesso a uma cpia do contrato, para anlise, antes da sua assinatura. Alm da exigncia de um depsito inicial importante estar atento tambm a outros itens: saldo mdio exigido para manuteno da conta; condies para o fornecimento de talonrio de cheques e/ou carto magntico; disposies legais quanto emisso de cheques sem fundos; prazo para recuperao de cheques compensados. No assine qualquer documento em branco. Exija que sejam preenchidos todos os campos possveis. Os bancos no podero cobrar a manuteno de contas de poupana, exceto as inativas. So consideradas contas de poupanas inativas, aquelas que tenham saldo igual ou inferior a R$ 20,00 e no tenham sido movimentadas no perodo de seis meses.


2. ENCERRAMENTO DE CONTA BANCRIA: no movimentar mais a conta ou deix-la sem saldo positivo no significa que ela ser cancelada automaticamente. No havendo manifestao contrria, o banco continuar a cobrar tarifas para manuteno da conta, gerando dbito. O encerramento deve ser efetuado por escrito e entregue pessoalmente na agncia pertinente conta em duas vias protocoladas, uma das quais ficando em poder do consumidor. Fique atento especialmente aos cheques pr-datados que ainda no foram compensados e ao clculo do CPMF que cobrado sobre cada movimentao. Os cheques no utilizados e o carto magntico devem ser devolvidos.


3. TARIFAS BANCRIAS: a partir da Resoluo 2.303, de 25/07/96, emitida pelo Conselho Monetrio Nacional, vrios servios que sempre foram oferecidos gratuitamente comearam ser cobrados a preos estipulados pela prpria instituio financeira. difcil para o consumidor saber com clareza quanto est pagando pelos servios bancrios. Outro problema que cada banco d um nome diferente para seu servio e sua tarifa, dificultando a comparao. Nos ltimos anos os bancos criaram pacotes de tarifas. O consumidor tem de ficar alerta se vai precisar e usar todos os servios includos nele. Na hora de escolher o banco preciso verificar as tarifas cobradas para manuteno de conta, apurar as vantagens dos pacotes de servios e ficar atento aos percentuais de encargos e juros pr-fixados no caso de emprstimo pessoal. Pesquisa recente da Fundao Procon de So Paulo em dez bancos brasileiros constatou diferena de tarifas bancrias de at 259%, entre o preo cobrado pelo mesmo servio. o caso da emisso (abertura) e re-emisso (perda/roubo/quebra) do carto magntico da conta corrente especial. Essa mesma pesquisa foi realizada em outros anos com os seguintes resultados: 2001 (504,44%) e 2004 (369,57%). Segundo o Procon cerca de 20% do lucro lquido dos bancos tem origem na cobrana de tarifas. Isso permite os bancos pagarem seus custos s com a cobrana de tarifas.


4. PAGAMENTO DE CONTA EM BANCO: observe as informaes contidas no documento a ser pago como, por exemplo, data de vencimento e o banco que recebe o pagamento dentro e aps o vencimento. O banco no obrigado a aceitar pagamento por meio de cheques de no correntista, mas a dinheiro, a obrigatoriedade passa a existir. So consideradas prticas abusivas: cobrana de taxas (alm das estipuladas em fatura) no pagamento de contas de empresas conveniadas; forar o cliente ou no cliente a efetuar pagamentos pelo sistema de auto-atendimento; fazer distino entre clientes e no clientes em termos de dia, horrio e local de atendimento para recebimento de pagamentos.


5. EXTRATO BANCRIO: todo correntista deve receber gratuitamente um extrato mensal impresso contendo a movimentao do ms. Para extratos extras, em perodos menores, sero cobradas tarifas pr-estabelecidas para este servio. O correntista deve certificar-se de que todas as tarifas cobradas referem-se a servios que realmente foram usados. Deve ser observado, ainda, se estas tarifas esto relacionadas no quadro afixado na instituio bancria. A nomenclatura dos servios cobrados deve ser esclarecida em informativos enviados para o consumidor.


6. CARTO DE BANCO: se o carto for engolido pela mquina, utilize o telefone dentro do prprio caixa eletrnico para entrar em contato com o banco ou, na impossibilidade, um telefone pblico, mas nunca em celular de estranhos. Em caso de roubo ou extravio do carto, a primeira medida a ser tomada comunicar imediatamente o banco, solicitando o cancelamento da senha e do carto. No esquea de pedir um nmero de protocolo do pedido ou comprovante do cancelamento. Registre um boletim de ocorrncia em uma delegacia de polcia. O usurio deve ter cautela ao solicitar um carto adicional, pois ele ser de inteira responsabilidade do titular. Um alerta importante ao consumidor quanto ao recebimento de propostas de oferta de (novos) servios/produtos via correio. Caso essa proposta venha acompanhada de algum carto magntico contate a instituio financeira se no desejar tal oferta, registre. Receber qualquer produto ou servio sem solicitao considerado prtica abusiva pelo Cdigo de Defesa do Consumidor. E os bancos no podero cobrar a substituio do carto magntico no seu vencimento.


7. CHEQUES: o cheque pr-datado no regulamentado, ou seja, pagvel no dia da apresentao e poder ser devolvido por insuficincia de fundos caso a conta esteja descoberta. O consumidor que optar pelo cheque pr-datado deve faz-lo nominal. Observe, no verso do cheque, a destinao do mesmo e a data de depsito. Exija o recibo, o pedido ou a nota fiscal, no qual dever constar essa modalidade de pagamento de forma clara e precisa, inclusive com os nmeros dos cheques e as datas para depsito. Saiba que cheques ordem, mesmo nominais, podem ser transferidos a outras pessoas por endosso, ou seja, assinando-os no verso. Para que o cheque seja recebido exclusivamente pelo favorecido, o emitente tem de torn-lo nominal, escrevendo, aps o nome do beneficirio, a expresso proibido o endosso. A segunda apresentao de um cheque sem fundos implica a incluso do correntista no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF) do Banco Central.


8. FINANCIAMENTO: o contrato deve trazer todas as informaes na folha de rosto: valor total com juros e sem juros, nmero de parcelas, regras para a antecipao das parcelas e direito a liquidao antecipada dos dbitos. Leia com ateno todas as clusulas antes da assinatura. Caso o cliente tenha assinado o contrato, pode ingressar em juzo contra alguma clusula, alegando ser esta abusiva. Outra dica, o caso de pagamento de parcelas atrasadas. nesse momento que as pessoas se deparam com a desagradvel surpresa de s poder quitar o dbito em um determinado banco, com direito a cansativas filas e pagamento de multas. Por isso, antes de efetuar a compra, deixar claro qual a instituio bancria que prefere utilizar para efetuar os pagamentos; ou, aps a compra efetuada, exigir a reimpresso dos boletos com o banco de sua preferncia.


9. FALHAS: a rede bancria realiza em mdia, 80 milhes de transaes financeiras por dia. E erros acontecem. As cobranas indevidas so aquelas que no foram comunicadas anteriormente, as cobranas duplas e aquelas referentes aos servios que no foram contratados pelo cliente. Os bancos no podem enviar indevidamente o nome do cliente para os servios de proteo ao crdito, a no ser nos casos j previstos no contrato de prestao de servios. Outra falha, cheques no serem pagos em contas com fundos. Aumentou tambm, nos ltimos anos, o nmero de queixas em funo de falhas nas transaes eletrnicas, que inclui caixa eletrnico, telefone e Internet. Por precauo, guarde todos os comprovantes at que se verifique a concretizao das transaes. Nos casos de compra on-line importante o cliente ter certeza da idoneidade do site. Nos casos de dvida, melhor optar pelo pagamento em boleto bancrio.


10. VENDA CASADA: a prtica vedada pelo art. 39, I, do CDC, que informa a proibio ao fornecedor de condicionar o fornecimento de produto ou servio ao fornecimento de outros produtos ou servios, sem justa causa, a limites quantitativos. Sendo assim, se desejar, recuse o assdio telefnico de venda de fundo de investimentos com sorteios de presentes e denuncie dificuldades encontradas para obter financiamentos.

Notcia Postada em 20/09/2007 por: Prof PhD Marcos Crivelaro

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks