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::: Confira:
Projeto transforma o mundo em cenário 3D
Everyscape leva usuário a lojas e hotéis fielmente reconstruídos na realidade virtual. Programa que identifica pessoas e lugares pode criar polêmica sobre privacidade.


Não é um mundo on-line, é o (nosso) mundo on-line. O slogan é do site oficial do Everyscape. O objetivo é “digitalizar” cada metro quadrado de civilização e colocar tudo à disposição na internet.

Atualmente em versão de demonstração, o programa leva o internauta por um tour virtual, como se ele estivesse visitando pessoalmente os cenários. Você pode caminhar pela Union Square, de São Francisco, pesquisar produtos das lojas, bisbilhotar as pessoas nas ruas ou clicar numa fachada de hotel para conferir o site e, talvez, fazer suas reservas.

Ao contrário de universos virtuais como o Second Life, que levam as pessoas a novos mundos on-line, o Everyscape pretende levar o mundo real para as pessoas que “vivem” na rede. É uma proposta semelhante à do Street View, do Google Maps, que também oferece versões 3D de lugares reais.

“Estamos buscando uma experiência humana. O que o Google construiu é algo sobre-humano”, disse ao Technology Review o diretor-executivo do Everyscape, Jim Schoonmaker, referindo-se ao Google Earth, que permite observação de territórios e até mesmo do espaço.




Em construção

A versão de demonstração do Everyscape traz a vizinhança de Union Square, em São Francisco, e pode ser testada no site oficial. O usuário pode conferir um passeio automático, conduzido pelo próprio programa, ou optar pelo “modo manual”, em que cliques do mouse rotacionam o ângulo de visão, atravessam ruas e acessam hyperlinks, identificados por botões.

Carros estacionados, pessoas atravessando as ruas, entrando e saindo de prédios – é como se o tempo tivesse sido congelado para que as imagens fossem capturadas e transformadas nessa simulação de cenário 3D. É possível identificar carros, fachadas, placas e até mesmo conferir o tempo, olhando para o céu com liberdade de visão em 360o, tanto horizontal quanto vertical.



Usuário ativo

Não é à toa que o Everyscape prega a “experiência humana”. O papel do usuário vai além da navegação. No site do projeto, ele pode ajudar a escolher qual cidade será a próxima a ser “digitalizada” e ainda se inscrever para ser um Scape Artist. Existem vagas para colaboradores em diversas áreas, seja monitorando o conteúdo divulgado ou ajudando a programar novas cidades.

Assim como aconteceu nas acusações de invasão de privacidade pelo Google Street View, é provável que o Everyscape enfrente problemas semelhantes, se considerarmos o alto nível de detalhes das imagens disponíveis.



Passado e Futuro

O Everyscape não é o pioneiro nas tentativas de reproduzir o mundo real na web. O próprio criador, Mok Oh, iniciou projetos de simulação 3D já com sua empresa Mok3. Ele criou uma ferramenta de simulação 3D mais precisa, utilizada na reprodução de um corredor do MIT (veja vídeo), e que depois foi “simplificada” para o site Super Tour Travel, em que o usuário pesquisa hotéis antes de viajar.

Para o Everyscape, a ferramenta original teve suas funcionalidades reduzidas em nome de um tráfego de dados mais ágil. Jim Schoonmaker, o CEO da empresa, diz que vai ser possível lucrar, no futuro, criando interiores para empresas e ajudando-as a vender seus produtos.

Com lançamento previsto para setembro, o Everyscape pretende estrear com regiões de Boston e Nova Iorque – Seattle também está na fila. O plano para o futuro é implementar avatares e ferramentas para o acesso via telefone celular. Seria o Second Life 2.0?



Notícia Postada em 12/09/2007

 
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