NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotérico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Saúde   
Telecentros   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Cultura   
Últimas Notícias   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grátis, Guia Comercial, Notícias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
Bairro na Z. Oeste de SP vê semente da discórdia em horta comunitária
Grupo de moradores cuida de espaço que estava abandonado há um ano. Vizinhos contrários querem que eles tenham autorização da subprefeitura.


Bairro na Z. Oeste de SP vê semente da discórdia em horta comunitária PIRITUBA

Uma horta comunitária com aproximadamente 70 m² está sendo motivo de briga entre alguns moradores no Bairro City Lapa, na Zona Oeste de São Paulo. Um grupo que se reveza para cuidar do espaço cultiva mais de 100 espécies de plantas alimentícias, entre temperos, ervas aromáticas, flores comestíveis, pimentas, tomate e vagens.

Há mais de um ano, o espaço estava cheio de lixo, mato, entulho e móveis abandonados. Logo que os moradores começaram a organizar o local, a subprefeitura os incentivou e até enviou uma equipe para ajudar a limpar o terreno para o início da horta comunitária.

Com a horta montada, as pessoas que cuidam do espaço observaram que o capim-santo era a planta mais requisitada por suas propriedades favoráveis à digestão e desintoxicação. Então, resolveram plantar 70 mudas da erva em uma rachadura no meio da calçada da esquina das ruas João Tibiriçá e Barão de Itaúna.

Foi aí que começou a discórdia envolvendo a horta. Moradores começaram a dizer que ela atrapalha a mobilidade urbana e a questionar se as plantas poderiam ocupar o espaço da praça.

"O questionamento só veio quando plantamos capim-santo no lugar da braquiária, que estava alta e atrapalhava mais o pedestre do que o capim-santo agora. Querem que a gente formalize o cuidado com a horta, que burocratize um espaço que já é da comunidade", disse Neide Rigo, nutricionista e moradora do City Lapa há 20 anos.

Os moradores não têm autorização da subprefeitura da Lapa. "De lá pra cá já passaram outros dois subprefeitos, e não sabemos como tudo está", contou Neide.

O órgão municipal informou, em nota, que a permanência da horta vai precisar de autorização para manejo, mesmo que seja para uso comunitário. Isso pode ser feito em um programa chamado "Praças mais cuidadas".

Foi protocolada uma carta de intenção para oficializar a plantação. Esses moradores estão repensando essa ideia. "Não queremos essa burocracia para cuidar de um espaço para todo mundo. Aqui virou um ponto de encontro de vizinhos", disse Neide.

Apenas uma moradora, que prefere não se identificar, afirmou por telefone que o grupo precisa ter autorização para manter a horta, mas que o problema maior mesmo foi o plantio de capim-santo na calçada.

A cozinheira Maria Elizabete escolheu morar no Bairro City Lapa justamente por poder ter uma horta comunitária perto de casa. "Já conhecia essa horta pela internet e vim aqui conhecer o bairro. Gostei e me mudei. É muito gostoso aqui. Fazemos até piquenique", disse ela.

Hortas comunitárias
A ideia de plantações cuidadas por moradores tem ganhado força recentemente no Brasil, nos Estados Unidos e Europa. A experiência de contato com a terra por moradores de cidades grandes, a revitalização de espaços públicos e a chance de ter vegetais sem o uso de agrotóxicos das produções em grande escala são os principais apelos da atividade.




Notícia Postada em 01/04/2015

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks