NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotérico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Saúde   
Telecentros   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Cultura   
Últimas Notícias   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grátis, Guia Comercial, Notícias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
Casal de irlandeses vive em casa 'invisível'
Paredes inclinadas refletem a vegetação e integra casa e natureza. Até mesmo no Google Earth fica difícil localizar a residência do casal de artistas.


Foi em uma tarde de agosto, em uma vila rural da cidade de Dromahair, condado de Leitrim, na Irlanda do Norte, que o casal de artistas Joe Walker e Grace Weir descobriu que moravam em uma casa invisível.

Ao subirem em uma montanha e olharem para trás, Joe e Grace viram que a casa que construíram, com vidros inclinados nas paredes que refletem a vegetação e telhado coberto de grama, havia desaparecido.



"Ficamos procurando por 15 minutos e, só depois disso, é que vimos uma mancha em meio a vegetação", relembra Joe.



Em 2001, quando os artistas viviam em um pequeno apartamento na capital Dublin e resolveram construir uma casa de campo, eles não contavam que iriam viver um dia em um local onde ficariam invisíveis até mesmo aos 'olhos' do Google Earth.

Na época, o único pensamento do casal era não estourar o orçamento de 50 mil libras irlandesas (cerca de R$ 120 mil) na construção de seu pequeno paraíso.



A casa foi baseada em um livro de estudos publicado em 1972 pelo arquiteto Jack Flitzsimons, considerado a bíblia da inovação em arquitetura inovadora. Dominic Stevens foi o arquiteto local que aceitou o desafio do casal: construir algo inovador, que usasse a paisagem local e com um custo relativamente baixo.



Em Paris, o arquiteto buscou a inspiração para a construção das paredes de vidro inclinadas, que refletem mais o verde da grama que o azul do céu. A ideía era fazer da casa um espaço vivo, que flutuasse em meio à vegetação.



A ideía de um jardim no telhado, foi baseada em um vídeo exibido na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2001. "Era como ollhar de uma nuvem. As paredes inclinadas dão uma forma bidimensional, que parece fazer a estrutura se mover", disse o arquiteto.



Cinco anos mais tarde, o projeto do casal de artistas foi concluído. A idéia, de usar o local apenas como uma casa de campo, foi logo repensada após as primeiras impressões da casa, cercada por uma paisagem exuberante.



"Nós não imaginávamos o que se tornaria o que havíamos pensado no início", lembra Joe para quem a casa serve como inspiração e parece parar o tempo. ""Na cidade você não vê o verão passar, mas aqui o verão é mais longo do que na época em que éramos crianças", diz, encantado, Joe.


Notícia Postada em 20/09/2007

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks