NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotérico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Saúde   
Telecentros   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Cultura   
Últimas Notícias   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grátis, Guia Comercial, Notícias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
O que é a web 2.0?


Para quem não conhece o termo web 2.0, aí vai uma breve história. Tim O'Reilly, presidente e diretor-executivo da O'Reilly Media, é considerado o responsável por colocar a expressão web 2.0 na boca dos profissionais de internet antenados. Ele usou a expressão durante um evento em 2003 para definir uma nova geração de aplicações para a internet.

Mas vou conceituar a web 2.0 com minhas palavras, pois o termo é amplo e muitos profissionais conceituam de maneiras diferentes -- no fundo, querem dizer a mesma coisa. :) Para explicar tudo isso com conceitos e também com exemplos práticos, este post está dividido em três tópicos: o que é, serviços e sites. Divirta-se!

1) O QUE É

Atingimos recentemente um novo patamar nos serviços on-line (esse que chamamos de web 2.0), com muito mais interação através de colaboração e compartilhamento de informações. Os serviços são mais dinâmicos e interativos, dando uma experiência nova aos usuários. Antes meros espectadores, agora os internautas colaboram e participam de serviços cada vez mais elaborados, que usam interfaces (layouts) intuitivas.

Esse tipo de serviço leva a sério os conceitos de usabilidade (simplicidade de uso e interação com a interface do site, além de como ela pode ser adaptável às necessidades especiais das pessoas) e navegabilidade (fluxo dentro do site). Novas tecnologias, linguagens e entendimentos dos processos de construção de páginas também foram adotados pelos profissionais que colocam em prática o conceito de web 2.0.

Um bom exemplo disso é uma tecnologia chamada Ajax (sigla para “Asynchronous JavaScript and XML”), que leva informações do servidor até o navegador do usuário sem a necessidade de recarregar a página. Serviços de e-mail como Gmail, Yahoo! Mail e Windows Live Hotmail foram construídos usando esta tecnologia: você quase não vê a página sendo recarregada, mas sua interação é completa, tornando a experiência de uso muito mais agradável.

Os sistemas colaborativos são importantíssimos para ilustrarmos a web 2.0. Serviços como a Wikipedia provocam a interação entre os usuários para que o conteúdo do site esteja sempre atualizado e coerente com a realidade. Outro exemplo é o del.icio.us, que permite ao usuário selecionar seus sites favoritos, compartilhá-los e pesquisar os favoritos de outros internautas.

2) SERVIÇOS

Wikis

A Wikipedia é o grande portal construído usando a tecnologia wiki de compartilhamento e colaboração para gerar informação (daí o nome do serviço), mas também é possível usar esse mesmo sistema em outros serviços. Empresas, comunidades virtuais, grupos de estudo e de pesquisa usam o sistema wiki para compartilhar dados de forma que todos os usuários possam ter acesso ao conteúdo, fazendo melhoras e complementando informações quando necessário.

RSS

RSS, abreviatura de "Real Simple Syndication", é uma maneira simples e prática de assinar canais de informação das fontes de sua preferência em um único lugar: a idéia é que a informação chegue ao seu computador, de acordo com sua preferência por assuntos, sem que você precise buscá-la.

Anúncios on-line

Você pode notar que, em muitos sites, existem anúncios em formato texto, com o nome de “links patrocinados”. Esses anúncios são apresentados com base no contexto da página que você está lendo e, assim, levam a você marcas e empresas que têm alguma relação com o conteúdo de seu interesse.

Blogs

As pessoas tomaram gosto por escrever de forma livre e aberta na internet. Os sistemas de blog evoluíram de tal maneira que é possível postar mensagens através de mensagens de texto escritas no seu celular. Este blog que você lê agora é um exemplo da web 2.0: ele permite interação, compartilha informações e ainda tira dúvidas.

Tags

Praticamente todos os serviços sobre os quais falei aqui, e aqueles sobre os quais ainda vou falar, têm recursos para a associação de tags (palavras-chave, rótulos) aos conteúdos que você insere neles. Esse recurso é importante para categorizar o conteúdo de um site e facilitar o compartilhamento de informações com outros usuários: o interessante é que são os próprios internautas que decidem a quais tags aquele determinado conteúdo (texto, foto, vídeo, etc) vai estar associado.

Mashups

Muitos serviços on-line foram integrados a outros serviços, agregando maior qualidade e abrangência na experiência do usuário: os mashups são o resultado dessa união. Um exemplo de como eles funcionam são os serviços de localização de ruas, hoje integrados à ferramenta de mapas por satélite do Google.



Notícia Postada em 07/06/2007

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks