NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotérico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Saúde   
Telecentros   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Cultura   
Últimas Notícias   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grátis, Guia Comercial, Notícias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
Em SP, centro estadual cria 'kit fissura' para fumantes
Se bater aquela vontade de fumar, coma fibras naturais, como uva passa, para acabar com o desejo. Alimentos dessa natureza são distribuídos gratuitamente no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a pacientes dependentes do cigarro que tentam largar o vício.

O objetivo do kit fissura é desviar a atenção da vontade de fumar. Segundo a diretora do Cratod, Luizemir Lago, o paciente, enquanto mastiga, perde a vontade de acender um cigarro. "Comer substitui a mensagem enviada pela nicotina ao cérebro e neutraliza-se a vontade do tabaco."

O kit fissura começou a ser usado em forma de teste em 2008 no Cratod, que atende 2,4 mil pacientes por ano que querem largar o vício. Diante da aceitação, o serviço agora é permanente. Os dependentes recebem nas quatro primeiras sessões do tratamento um saco plástico vedado com fibras secas, como damasco, uva passa, cravo, canela e casca crocante de laranja. A ideia de colocar frutas secas no cardápio partiu das nutricionistas do Cratod. "Não são tão calóricas, e a sacola pode ser levada para qualquer lugar."

Além das frutas secas, os pacientes comem os palitos - legumes, como pepino, e raízes, como a cenoura, cortadas em tiras. Esses alimentos são indicados para evitar que os pacientes comam alimentos calóricos e engordem. "Muitos pacientes esqueciam de montar o kit ou escolhiam alimentos inadequados, como chocolate", diz a médica do Cratod Stella Regina Martins. No tratamento eles recebem ainda medicamentos, gomas de nicotina e adesivos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Notícia Postada em 24/10/2009

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks