NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Canal esotérico   
Receitas   
   O BAIRRO
Lapa News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Bairros da Lapa   
Hospitais   
Terminal Lapa   
Postos de Saúde   
Telecentros   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Cultura   
Últimas Notícias   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
CLASSIFICADOS LAPA | Classificados Grátis, Guia Comercial, Notícias, Dicas
Nome:
E-mail:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira:
Mulheres alcoolistas aprendem a consumir bebidas com as mães
Pesquisa de psicóloga da USP conclui que elas repetem o vício das mães, que já repetiam o comportamento das avós



Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) concluiu que mulheres viciadas em álcool (alcoolistas) chegam a essa condição por apreenderem a beber dentro de casa.

A pesquisa que envolveu 62 mulheres com cerca de 40 anos, 32 delas alcoolistas, mostrou que essas famílias eram desestruturadas e que as meninas aprendem com as mães a usar o álcool para resolver seus problemas diários.

O estudo é fruto da pesquisa de doutorado da psicóloga Ana Beatriz, que optou em estudar não somente as mulheres, mas suas famílias até a geração de suas avós e analisar como as três gerações se relacionavam dentro de casa. A conclusão foi alarmante. As mulheres alcoolistas aprendiam a beber e a ser violentas com suas mães, que, por sua vez, sofriam violência da avó.

- Essas mulheres repetem o que é conhecido. Elas até desejam fazer diferente, mas não têm repertório para isso, já que o modelo de aprendizagem da violência é passado de geração a geração, afirma a psicóloga.

Em 23,3% dos casos, as mulheres alcoolistas pesquisadas tinham mães com o mesmo vício e, em 20%, o companheiro também era viciado. A maioria das mulheres e suas mães havia sofrido agressão sexual, física ou verbal. As mães de mulheres alcoolistas também eram autoritárias e centralizavam as decisões, enquanto nas famílias de mulheres sem o vício o poder era dividido entre o casal.

Bebida vira válvula de escape em lares conflituosos

A falta de regras e de um suporte são outros fatores comuns às famílias estudadas. Como consequência, costumam gerar crises familiares e sofrimento, segundo a psicóloga.

A pesquisa aponta que a relação das filhas que se tornaria alcoolista com as mães geralmente era conflituosa e com os pais, ao contrário, tinham uma proximidade exagerada. Os pais se aliavam às filhas para brigar com as companheiras, ao passo que as mães sentiam ciúmes do relacionamento entre pais e filhas, o que aumentava as agressões.

O excesso de extremos dentro de casa as levaram à bebida como forma de declarar independência. "Mas a pessoa acaba dependente do álcool como é da família", conclui a psicóloga.

Ana Beatriz ressalta, no entanto, que uma família desestruturada é um fator de risco para desenvolver alcoolismo, mas não uma condição obrigatória. Ter um membro alcoólatra causa desestrutura na família.

A pesquisa é a primeira no país a descrever a transmissão entre gerações da estrutura de famílias de mulheres alcoólatras e mostra a importância da prevenção. A intenção é tentar mudar o padrão das mulheres da família, não individualmente.

- Se o profissional de saúde for trabalhar com essas mulheres e tentar mudar o padrão e comportamento delas, as filhas poderão experimentar um ambiente familiar diferente, em que elas não repitam os mesmo erros de suas mães.

Procure ajuda

Mulheres que sofrem de alcoolismo podem procurar o PROMUD (Programa de Atenção à Mulher Dependente Química) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O programa presta atendimento multidisciplinar gratuito exclusivamente para mulheres. O primeiro contato deve ser feito pelo seguinte telefone (11) 3082-1876.


Notícia Postada em 24/10/2009

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - CLASSIFICADOS LAPA- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks