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Franquias reduzem custos e tamanho de lojas para crescer no interior
Franquias reduzem custos e tamanho de lojas para crescer no interior


À medida que o mercado de franquias no Brasil amadurece, as empresas mais antigas buscam formas de continuar a crescer, evitando que seus franqueados "se acotovelem" nos grandes centros urbanos do país.



Para garantir o ritmo de crescimento do setor – que projeta alta de 13% em 2009, após expansão de 19% no ano passado –, as grandes redes estão adaptando seus negócios para se expandir pelo interior, incluindo nessa estratégia cidades com menos de 100 mil habitantes.

Para aumentar a presença das marcas fora dos grandes centros, a adaptação passa tanto pela redução do espaço físico quanto do investimento inicial para a abertura do negócio, que pode cair mais de 50%.



Fast food

Conhecida por lojas de cerca de 350 metros quadrados, a rede de fast food Habib's desenvolveu uma versão "mini" de suas unidades pensando em bairros mais distantes e em municípios de menor porte.



São restaurantes de 150 metros quadrados, que exigem investimento de R$ 600 mil a R$ 700 mil do franqueado, cerca da metade do valor exigido para as lojas maiores, que varia de R$ 1,2 milhão a R$ 1,5 milhão.



Segundo o diretor de expansão do Habib's, João Augusto Ribeiro Penna, as lojas menores também têm custos fixos inferiores, pois o número de funcionários e o valor do aluguel também cai com a redução da área de vendas.



O tempo de retorno do investimento, porém, é o mesmo das lojas grandes, variando de 24 a 36 meses, uma vez que a projeção de faturamento dos Habib's "mini" é também menor.



Penna diz que a necessidade da criação de um novo modelo de restaurante foi percebido especialmente na prospecção de mercados no interior de São Paulo. Mas o projeto de expansão do Habib's neste ano inclui, segundo o executivo, as regiões Nordesde e Centro-Oeste.



"Vamos assinar os contratos para o franqueador master de São Luís (MA), que atenderá também a região de Teresina (PI)", ressalta Penna. Ao longo deste ano, também deve ser definida a trajetória de expansão da marca para Campo Grande e Cuiabá.





Notícia Postada em 22/06/2009

 
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